domingo, 20 de abril de 2014

Método Analítico Por CLAE Em Comprimidos de Benznidazol.

    
DEVELOPMENT OF AN HPLC ANALYTICAL METHOD FOR BENZNIDAZOL TABLETS

      
       O trabalho pelo qual a pesquisa foi extraída, "tem como objetivo o desenvolvimento e validação de método analítico para doseamento de comprimidos à base de benznidazol, de acordo com a RE 899 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)".

         A amostra de comprimidos testada foi diluída em metanol Merck® até uma concentração final de 40 mg L-1, sendo a varredura programada em uma faixa entre 200 a 800 nm, objetivando em confirmar o comprimento de absorvância máximo citado pela literatura. Visando redução de custo e de tempo de análise, realizou-se estudo em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE).

         As amostras foram preparadas com a primeira diluição em acetonitrila, o que se justifica pela hidrofobicidade do ativo e a segunda diluição em fase móvel, opção testada visando a redução de custo para a análise. O cromatograma obtido registrou o pico desta análise simétrico, que se apresenta com tempo de retenção curto, excelente para rotina industrial, agilizando a liberação do produto, principalmente durante o processo de fabricação. 




A partir do trabalho realizado tem-se que, pelos resultados apresentados, o método desenvolvido apresenta-se validado conforme a RE nº 899 da ANVISA, estando disponível como método específico, preciso, exato e robusto para acompanhamento do estudo de estabilidade nos moldes acelerado e de longa duração dos comprimidos de benznidazol 100 mg, desenvolvidos pelo LAFEPE® em parceria com a Roche®. Este medicamento é hoje considerado a única alternativa mundial para o tratamento de pacientes crônicos com doença de Chagas.



Fonte: SILVA; A. L. M.; et al.Desenvolvimento De Método Analítico Por CLAE  Em Comprimidos De Benznidazol Para A Doença De Chagas. Quim. Nova, Vol. 30, No. 5, 1163-1166, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n5/a21v30n5.pdf> Acessado em: 20 abr. 2014

Postado por: Ana Brígida

Nenhum comentário:

Postar um comentário