Determinação de cafeína em bebidas através de cromatografia líquida de alta eficiência(CLAE).
Determination of caffeine in beverages by high performance liquid chromatography(HPLC)
A cafeína é alcalóide encontrado em uma grande variedade de bebidas (café, chás, refrigerantes...). Quando ingerida atua como diurética e como estimulante dos sistemas nervoso central e cardiovascular. Devido suas propriedades estimulantes também é bastante utilizada como "doping" por atletas. Pela sua popularidade, a cafeína tem sido uma droga largamente consumida e o seu papel na saúde humana tem recebido uma considerável atenção nas últimas décadas.
Devido à complexidade e variedade de substâncias contidas nos alimentos, torna-se necessária a separação da cafeína antes da sua quantificação e uma das técnicas utilizadas é a CLAE. O procedimento é rápido, simples e exato. Para cada tipo de bebida, faz-se um procedimento.
No caso do refrigerante, o líquido é filtrado e desgaseificado, sob vácuo e sonicação. Em seguida injeta-se uma quantidade da amostra diretamente no CLAE.
Nos chás, faz-se uma infusão com água por 3 minutos e quantidades variáveis de massa. No café foram adotados diferentes procedimentos de preparo de acordo com o tipo de café.
A metodologia proposta é adequada para a quantificação de cafeína em bebidas. As principais vantagens do método são a simplicidade, as amostras não precisam de pré-tratamento; a rapidez, ocorre uma boa separação em um intervalo de tempo curto.
Fonte: quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1995/vol18n4/v18_n4_10.pdf
Postado por Glaycianne Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário