sexta-feira, 4 de abril de 2014

Determinação de compostos fenólicos por cromatografia líquida de alta eficiência isocrática durante estacionamento da erva-mate.

 Determination of phenolic compounds by isocratic high performance liquid chromatografic method during storage of yerba-mate



A erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire) é uma espécie nativa brasileira, destacando-se como fonte econômica, social e ecológica para a região sul do Brasil, norte e leste da Argentina e Paraguai, sendo consumida principalmente na forma de chimarrão.
A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) tem sido a técnica mais empregada na análise de compostos fenólicos em erva-mate, utilizando principalmente gradiente da fase móvel para separação de diferentes classes de compostos, como os flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos, principais componentes presentes na erva-mate.

Para definir a condição cromatográfica, visando a separação dos compostos fenólicos, inicialmente utilizou-se uma solução contendo a mistura dos padrões Ru, AC e 5-CQA composta por alíquotas tomadas das soluções estoque dos padrões.



 


 Por meio da comparação dos tempos de retenção e dos espectros dos picos obtidos na separação com os correspondentes tempos de retenção e espectros dos padrões, confirmou-se a separação eficiente do flavonol Ru, e dos derivados hodoxicinâmicos, 5-CQA e AC, dos demais componentes presentes na erva-mate estudada, comprovando a seletividade da separação.

Fonte: Scielo. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422010000100022>. Acessado em: 04 mar. 2014
 
Postado por Ana Brígida

Nenhum comentário:

Postar um comentário